segunda-feira, 21 de maio de 2012

Debates!

Pessoas da segunda fase,

Queria expressar aqui minha satisfação com os debates que aconteceram sobre a Anencefalia. Acho que vocês fizeram um trabalho muito interessante de pesquisa. Foi bacana ver como os argumentos se relacionaram com a discussão que fizemos e como as pessoas conseguiram trazer elementos de diferentes perspectivas para enriquecer a discussão.

O que espero é que para cada novo conhecimento, nova informação e nova experiência que vocês tenham em suas vidas, possam também ter o mesma atitude. Uma atenção e uma reflexão constante. Isso é o que nos faz crescer enquanto indivíduos.

Em um mundo que preza pela velocidade, rapidez e muitas vezes superficialidade em relação às coisas, a possibilidade de atenção, calma e reflexão mais intensa é muito valorosa. É por ela que vamos conseguir estabelecer uma relação mais positiva com o mundo.

Se quiserem, podemos continuar o debate aqui. Acho que ainda tem muitos elementos que podem surgir para enriquecer mais ainda a questão.

O espaço está sempre aberto!

Até! =)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sobre os filmes que comentei na 211

Pessoal,

Como eu disse deixo aqui informações sobre os filmes.

Na verdade eu me confundi. Quando falei do filme "This is England", eu estava querendo me referir ao filme "A outra história americana". Ambos são sobre a temática skinhead e ambos são bons. O Edward Norton atua no segundo.

Sobre o filme "This is England":

Sinopse
Informações wikipedia
O filme completo no youtube (legendado)

Sobre o filme "A outra história americana"

Sinopse
Informações wikipedia
O filme (caso o Luciano não traga amanhã informações, deixo aqui).

É isso aí! =)

Até amanhã!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Terceira Fase

Pessoas da Terceira,

Deixo as orientações para a escritura do conto de ficção científica. Lembrem-se a inspiração não é algo que só os gênios podem ter. Percebam as coisas ao seu redor. Tudo pode se tornar elemento de criação. Divirtam-se. =)


A tarefa!

Escrever um conto de ficção científica. Em algum planeta, podem discutir a questão da classificação biológica, dos vírus e das bactérias.
  • Quem vive nesse planeta?
    Como ele é?
    O que existe nele?
    Como é a vida (cotidiano, trabalho, comportamento, etc).

O problema.....

Em determinado momento vai chegar, vindo de um lugar distante, uma doença. Um problema grave que afeta toda vida do planeta.
  • Quais os sintomas;
    Transmissão;
    Formas de combate;
    É fatal ou não?
    Etc....
A doença é alguma dessas abaixo:
Botulismo, cólera, difteria, disenteria,  febre tifóide, hanseníase, meningite, pneumonia, sífilis, tétano, tuberculose.

Novidade

Agora eu descobri que posso colcoar diretamente o link naquele tópico de "MATERIAL RECENTE". Então, podem acessa diretamente as aulas. Não precisam mais entrar na página da fase para depois ter acesso à aula. Só se quiserem as antigas...

É a tecnologia chegando ao Bioilógicos....................

Discussão sobre o filme

Pessoal,

Como eu tinha mencionado em aula, deixo aqui um tópico para discutirmos sobre o filme ("Inside the human body").

A ideia é discutir alguns pontos do filme que vocês tenham achado interessante:

Eu acho bem legal discutir sobre a questão da "dormência" dos sptz enquanto o ovóctio não é liberado;

O fato, de certa forma, de já estarmos "vivos"dentro do corpo de nossas avós maternas;
As células que capturam os sptz e impedem eles de chegarem às tubas uterinas;
A questão de 85% dos sptz que o homem produz serem defeituosos;
O fato de não botarmos ovos e a razão disso;
A questão do lábio leporino;
Os gêmeos siameses e sua ocorrência;
O casal que teve vários filhos biológicos;

E qualquer outro que vocÊs considerem interessante.

Deixo aqui um link que fala sobre o filme e a série
DiscoveryBrasil: Humanos: Concepção 

Se vocês procurarem no grande oráculo (google), certamente acham o episódio para download com legenda.

Até

quarta-feira, 14 de março de 2012

Terceira fase....

Pessoal,

Deixo as orientações para vocês escreverem a cartas e mais dois links muito inspiradores sobre os vírus. Um sobre um homem aidético que é uma lição de vida e outro sobre a gripe.
 Alto astral demais para morrer
EUA apreensivo com publicação de estudo sobre vírus mortal
Vacina polivalente é a primeira a proteger contra vários tipos de gripe

Bom, as orientações que deixei lá são:
A carta para o vírus é para conversar com ele sobre alguma doença causada aos humanos. Nela pode ter coisas (perguntas, questionamenbtos) como:


Motivações do vírus em fazer o que faz.
Se ele não se sente culpado
Por que e como ele faz isso
Desde quando faz isso
Se ele sabe o que ocorre com a pessoa
Pode brigar com ele
Pedirpara não fazer mais, argumentar
Mandar ele parar
Xingar, etc...
Isso são só algumas ideias! Pode ter mais coisas, vamos ver até onde vocês se permitem ir. 
Enfim, o lance é
......DIVERTIR-SE.....

Algumas possibilidades (podem procurar outras também):
  • Resfriado Comum;
  • Gripe;
  • Caxumba;
  • Raiva;
  • Rubéola;
  • Sarampo;
  • Hepatites;
  • Dengue;
  • Poliomielite;
  • Febre amarela;
  • Varicela ou Catapora;
  • Varíola;
  • Meningite viral;
  • Mononucleose Infecciosa;
  • Herpes;
  • Condiloma;
  • Hantavirose;
  • AIDS.

terça-feira, 13 de março de 2012

Uma cantada de ajuda!

Essa é pros marmanjos! Mais uma das minhas dicas infalíveis sobre conquista para homens e mulheres de coragem! Mas cuidado, só usem quando quiserem casar! É perigoso  a menina se apaixonar pra sempre!!


domingo, 11 de março de 2012

Terceira Fase.....

Pessoas da Terceira Fase,

Eu disse que deixaria uma orientação aqui no blog para a próxima aula. Na realidade mudei de ideia. Só deixarei o material sobre vírus e a primeira lista de exercícios sobre classificação (para o dia 21/03!).

Durante a aula explicarei a atividade que faremos nessa quarta. Mas se quiserem já podem ir pensando. O que é vida? O que define um ser vivo????

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ampliar as possibilidade de olhar, tentar uma outra lógica.

Pessoal da terceira fase (e os outros também),

A partir da discussão que tivemos na quarta, deixo aqui dois materiais que de certa forma sintetizem toda nossa discussão a partir do texto do Mia Couto!

Com que palavras explicamos e dizemos o mundo? Esse ajuda vocês a pensarem no conto que pedi para escreverem. Como podemos falar alguma coisa para alguém? As palavras e as ideias são livres, podemos usá-las como e quanto quisermos, basta que tenhamos sensibilidade para perceber isso.

O quanto podemos ampliar nosso olhar para as coisas, arriscar outras possibilidades sem medo de errar? Encontrar outros caminhos, enfim.

Transcrevo os dois últimos parágrafos do texto, eles são o que sintetiza aquilo que discutimos:

"Há quem acredite que a ciência é um instrumento para governarmos o mundo. Mas eu preferia ver no conhecimento científico um meio para alcançarmos não domínios, mas harmonias. Criarmos linguagens de partilha com os outros, incluindo os seres que acreditamos não terem linguagem. Entendermos e partilharmos a língua das árvores, os silenciosos códigos das pedras e dos astros.
Conhecermos não para sermos donos. Mas para sermos mais companheiros das criaturas vivas e não vivas com quem partilhamos este universo. Para escutarmos histórias que nos são, em todo momento, contadas por essas criaturas."
(COUTO, Mia. Pensatempos: textos de opinião. 2ed. Editorial Caminho: Lisboa, 2005).

Aqui vão os materiais:

Primeiro: Vídeo - O poder das palavras



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A História da individualidade (genética) humana....

Muito bem pessoal,

Vocês pediram então resolvi abrir o tópico para continuarmos a discussão iniciada em aula sobre a individualidade. 

Acho que discutimos pontos interessantes. Conseguimos partir do texto e superá-lo pensando não só na questão científica, mas indo além. Para a questão cultural, étnica, social e filosófica. 

Algumas questões foram levantadas e discutidas, outras levantadas e não discutidas. Mas ainda acho que podemos ampliar as possibilidades. Como eu disse, a idéia de discutir esse texto é desconstruir a noção muitas vezes equivocada, de que geneticamente, podemos claramente nos separar em grupos. E o que isso traz como consequência. 

Pensando dessa maneira, existe algo que nos une biologicamente? Se existe algo, isso é estático ou muda com o passar do tempo? 

Deixo mais algumas portas em aberto para que possamos pensar. O que eu já tinha deixado de questionamento, permanece. Se somos individuais até mesmo geneticamente, e se a nossa individualidade muda com o passar do tempo, será que a nossa individualidade genética também muda a medida em que vivemos?

Outra questão seria pensar, partindo dessa noção de individualidade de raça, algo mais político e social, por exemplo as cotas universitárias. Será que faz sentido pensar em cotas universitárias levando em conta essa discussão de individualidade genética?


Outra questão interessante seria pensar. A medicina de forma geral, que pensa em doenças para o grupo dos seres humanos, tem sentido levando-se em conta essa idéia de individualidade?


Para quem quiser ir muito mais além, aqui tem um texto que traz a questão da individualidade para o campo social. É um artigo sobre estilos de vida e individualidade com base na sociologia e antropologia.


Bom, o espaço está aberto! =)

Até.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Eu voltei..... voltei para ficar...."

Pois é....

A volta é inevitável. A vida sempre retorna, O ar entre de volta nos pulmões. O coração volta a bater. O sangue a correr. Os neurônios à energizarem-se..... Enfim. A vida é feita de retornos, eterno retorno como já dizia um grande filósofo (sabem quem é?). E assim é que se inicia mais um semestre. Para alguns é um retorno, para outros um novo caminho. Mas até mesmo para um novo caminho retornamos com a disposição de caminhar.

Para mim é um retorno sempre novo. Acredito que para vocês também.Ássim, desejo um bom retorno, para os velhos novos e para os novos novos. Que tenhamos um semestre bem bonito, divertido e produtivo. Alguns já conhecem o funcionamento do blog, mas não custa relembrar.

O blog é fundamental no desenvolvimento da unidade curricular. Todo material que usamos em aula será disponibilizado aqui e este também será um espaço de diálogo e troca de materiais, conhecimento, dúvidas, angústias, etc, etc.

Masss, como funciona?
O material na maioria das vezes (o "na maioria das vezes" é por conta da leve desorganização do professor) será colocado no blog antes de ser usado nas aulas e ficará disponível nestes links, de acordo com a fase (agora teremos também a quarta fase... As primeiras aulas e os planos de ensino já estão disponíveis, além dos primeiros materiais.

No marcador "MATERIAL RECENTE", vocês podem ver se tem algo novo por aqui:


Existe outra página associada ao bioilógicas,o "bioutrasilógicas". Ele é outro blog onde são divulgados materiais produzidos por vocês. Textos, imagens, poesias, etc. Como vocês podem ver, lá tem vários materiais produzidos que ficam à disposição para degustação! Então, vamos exercitar a autoria? Cada um tem, certamente alguma coisa para socializar e contribuir para nosso acervo virtual:

Qualquer outra dúvida ou necessidade que não esteja dita aqui, ou se quiserem conversar, perguntar, reclamar, etc, tem o email à disposição:
 

Fora isso, boa viagem à todos e em caso de despressurização da cabine, estejam à vontade para voar!
 
Até.