E se pudéssemos olhar para os processos de
extinção pelos olhos da animalidade? Como seria? Como os últimos representantes
de uma espécie sentiriam seu fatal desaparecimento?
Com as turmas da terceira fase, estamos
discutindo sobre a classificação biológica, extinção, especiação, evolução...
Eis que leio o texto de Juliana Fausto, "Os desaparecidos do Antropoceno" que foi
base de sua fala no Colóquio "Os Mil Nomes de Gaia - do Antropoceno àIdade da Terra".
Belíssimo texto. Potencializando uma discussão fundamental. Por um lado o Antropoceno enquanto período ainda indecifrável e com a força do passado-presente-futuro que nos move, junto ao planeta, para algo ainda desconhecido, mas já sombrio. E por outro, os processos que tornam nossa relação com esse mesmo planeta e os seres que o compartilham conosco algo fantasioso e com requintes de ficção científica.
Belíssimo texto. Potencializando uma discussão fundamental. Por um lado o Antropoceno enquanto período ainda indecifrável e com a força do passado-presente-futuro que nos move, junto ao planeta, para algo ainda desconhecido, mas já sombrio. E por outro, os processos que tornam nossa relação com esse mesmo planeta e os seres que o compartilham conosco algo fantasioso e com requintes de ficção científica.
Juliana discute, por exemplo, sobre os eventos
que tentam trazer de volta seres extintos. No mais audacioso processo à la Jurassic Park. Reestabelecer animais e
indivíduos já desaparecidos, como se o mundo que os excluiu pudesse novamente
recebê-los de braços abertos, arrependido e envergonhado... Ou as situações que
tornam alguns desses animais, entidades mortas-vivas (pois estão em processo de
desaparecimento, embora ainda existam em cativeiros pelo mundo afora...).
Espécies zumbis, como os seriados que vocês assistem e que parecem cada vez
mais se tornarem comuns. Prenhas de uma vida transitória e fadada ao quase-fim.
Ela fala também sobre os animais que já se tornaram pedra. Fósseis. Enrijeceram
no passado-presente apocalíptico que nos enreda a todos..... Nosso tempo atual
tornou-se especialista em produzir seres de pedra. Fósseis.
No meio de tudo vejo a Biologia e o que
vínhamos trabalhando. Com seus conceitos, suas definições e noções que tentam
balizar esses processos contínuos.
O que significa a ciência sem sua dimensão
social, política e filosófica? O texto de Juliana discute essa relação. Juscelinomys candango. O rato, endêmico da região de Brasília e descoberto quando se construía
a cidade, foi dizimado. Uma espécie, de um gênero ainda desconhecido até então,
dizimada pelo desenvolvimentismo. Ao preço da construção de uma política de
Estado, um ser desaparece do planeta. Hoje, o rato que pela nomenclatura popular
passou a ser chamado de candango, existe estático no Museu Nacional da UFRJ. As
entranhas tornadas enchimento de capim. Os olhos de vidro, a expressão ausente e a etiqueta classificatória presa ao rabo, endurecido pelo tempo.
Aqui jaz: Juscelinomys candango |
Eis que a frase mais emblemática de seu texto martela
em minha cabeça:
"O mundo, em uma palavra, empobrece a cada extinção."
Uma fatia
do mundo desaparece com os seres que nela habitavam. O mundo perde sua
densidade, sua força.
Não, não haverá mais aquele canto.
Não, não existe mais aquela mordida fatal.
Não, aquele gesto de coletar frutos deixou de
existir.
Não, não existe mais.
Desculpe, não.
Passou.
O mundo torna-se menor e menor. Mais simples,
mais pragmático, mais desenvolvido. Mais. Vazio.
Post-scriptum:
Em uma caminhada despropistal pelos labirintos da rede, eis que encontro um blog e, nele, um texto sobre o "Homem enquanto animal doente", baseado no obra do filósofo Friederich Nietzsche. Um trecho me trouxe de volt apara esse p.s.:
Post-scriptum:
Em uma caminhada despropistal pelos labirintos da rede, eis que encontro um blog e, nele, um texto sobre o "Homem enquanto animal doente", baseado no obra do filósofo Friederich Nietzsche. Um trecho me trouxe de volt apara esse p.s.:
Além disso, o homem é um animal doente, “o mais prolongada e profundamente doente entre todos os animais porque é também o animal não fixado, sendo assim o grande experimentador consigo mesmo. Essa autoexperimentação – que acarreta a instabilidade, a flexibilidade, a mutabilidade e insegurança – pressupõe mal-estar, sofrimento, insatisfação, ânsia, insaciedade permanente, mas também desafio e combate, repto lançado ao destino, disputa por domínio sobre animais, natureza e deuses (também e sobretudo sobre si mesmo)”.
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