domingo, 22 de maio de 2011

Sérvio decide amputar mão e substituí-la por prótese mecânica

Olha só pessoal,

Essa notícia envolve algumas coisas sobre o que estamos conversando e sobre uma das notícia que lemos em sala antes de começar a conversar sobre Histologia e Fisiologia, veio bem a calhar!

Como a tecnologia vem substituindo o humano cada vez mais. Existiu um momento na história que o corpo deixou de ser algo sagrado, para ser algo manipulável. Bom vamos voltar um poquinho na história.


O INÍCIO DA IDÉIA DE CORPO

 Criação de Adão afresco pintado por Michelangelo
no teto da Cepela Sistina
No ocidente, durante a idade média, era a igreja católica quem tinha o domínio das leis e regras que regiam a sociedade. Segundo as crenças aceitas, o ser humano era a semelhança de Deus, ainda não existia a dimensão individual segundo a pensamos hoje em dia. Todos estavam aqui, na Terra (o centro do universo!!!) para agirem em conformidade com as leis de Deus e tentarem ser salvos - levados ao paraíso, ou condenados - ao inferno. Neste momento, o corpo não tinha tanta importância, também pelo fato de a dimensão individual (eu) não ser considerada.


A CIÊNCIA NA ORIGEM DE NOVAS IDÉIAS

Imagem representando o Heliocentrismo

Pois bem, foram alguns cientistas que de forma meio torta trouxeram uma revolução para esta concepção. Inicialmente Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543), ao dar visibilidade à idéia do Heliocentrismo e após ele Giordano Bruno (Nola, 1548 — Roma, Campo de Fiori, 17 de fevereiro de 1600) e Galileu Galilei (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642), fortalecendo esta idéia, tiraram centralidade do ser humano.






"Este globo inteiro, este astro, não sendo sujeito à morte, e a dissolução e a aniquilação sendo impossíveis na Natureza, de tempos em tempos renova a si próprio, mudando e alterando todas as suas partes. Não existe o superior e o inferior absoluto, como pensava Aristóteles; não existe posição absoluta no espaço, mas a posição de um corpo celeste é relativa à de outros. Em todo lugar há mudanças na posição através do Universo, e o observador está sempre no centro das coisas." (Texto de Giordano Bruno no livro: De la Causa, Principio, et Uno, - Da Causa, Princípio e Unidade)



MUDANÇA DE PERSPECTIVA


Dissecação pública

A partir desta idéia, de que a Terra não é o centro do universo e sim o sol, o ser humano perdeu toda a sua importância. Assim, a idéia de que ele deveria ser salvo, que era o suprasumo da criação, caiu por terra e isso abriu espaço para a gênese do indivíduo (da subjetividade, do eu!). Com isso, surgiu a necessidade e vontade, cada vez maior, de estudar o ser humano, seu corpo, seu funcionamento, e entender como ele se organiza internamente! Surgiu aí a anatomia como ciência. Vários cientistas tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da anatomia e no estudo do corpo humano. Muitos deles precisavam fazer suas aulas e dissecações de forma clandestina e escondida, pois a Igreja perseguia estes traidores buscando exemplos para queimar nas fogueiras da inquisição. Aulas públicas de anatomia eram comuns e tornavam-se eventos com a dissecação de cadáveres de indigentes e vários cemitérios eram saqueados na busca de corpos para os estudos. Grande anatomistas foram, Guglielmo Saliceto, Leornardo da Vinci, entre outros.


O Homem Vitruviano
célebre desenho de Leonardo da Vinci

A partir daí a concepção mudou. O corpo passou de algo sagrado e único, para algo que pode ser manipulado, modificado, estudado e alterado. Daí até os dias de hoje muita coisa mudou. Saímos de um lado para outro. Da total sacralidade à total manipulação.









Um dos muitos exemplos de
modificação corporal extrema







Até chegar ao conteúdo deste vídeo que posto agora. Esta notícia traz uma questão ética importante. Até que ponto podemos e devemos manipular e alterar o corpo no sentido de nos tornarmos mais individuais e na tentativa de fazer dele o mais eficiente possível? Será que não estamos nos a alguns passos de perder aquilo que nos torna humanos que é a exatamente a imperfeição, a falência e a certeza da
decrepitude?










Questões para pensar e discutir... Está aberto o debate! =)



2 comentários:

  1. aaai professo, que horror essa última foto, serio mesmo, me causou náuseas!

    ResponderExcluir
  2. Antes de falar qual quer coisa, temos que SABER que cada pessoa tem sua forma de pensar, sua forma de agir, sua forma de reagir a qualquer influencia besta da sociedade. Vejo na foto do homem com cara de (diabo) uma forma de expressão muito corajosa de mostrar que cada um é cada um, de desafiar quem colocou em nossas cabeças o certo o errado o que pode o que não pode.
    Não estou dizendo que todos vamos nos ´revoltar` desta forma.
    Mais pelo menos ter consciência, que o abstrato não tem forma e idéias são abstratas, então estilos, religiões, GOSTOS, ROTULO,TUDO ISTO DEVERIA SER IGNORADO.
    Se cada um cuidar de seu quadrado não haverá retângulos... jp 212

    ResponderExcluir

Opine, Invente, Pergunte, Crie!