Pessoal,
Como havia falado em aula, hoje deixo aqui um curta metragem "instigante" sobre os pandas.
Hã tempos os cientistas vêm se questionando e pesquisando sobre a dieta e vida do urso panda, que na verdade não é de fato um urso, pois pertence ao gênero Ailuropoda e não ao gênero Ursus. Ohhhh isso é incrível!! Não, na realidade isso é interessante e reflete somente um processo evolutivo.
Mas enfim, esse interesse e perguntas indiscretas sobre o "urso" panda se proliferam entre os cientistas e leigos. Mas se ele é um urso, não deveria ser carnívoro? Por que então pertence à Ordem Carnivora? O que aconteceu em sua evolução para que passassem a se alimentar somente de bambu? Por que eles não têm interesse em sua própria reprodução? Por que eles são tão fofinhos e lindos? Enfim...
A maioria desses questionamentos já apresenta uma resposta bem consistente, porém, o interesse em relação aos pandas continua em alta.
Há pouco foi publicada uma reportagem no jornal espanhol "El País" discutindo justamente sobre a dieta do panda e os problemas relacionados a ela. Vocês podem conferir aqui .
O fato é que além de toda discussão científica o interesse pelos pandas parece ter cruzado a fronteira da biologia e invadido o cinema. Vide o bonitinho Kung Fu Panda 1, 2, 3, 432,.... (Ufa!)
Mas existe outro filme mais ácido sobre os pandas. É uma animação Eslováquia e Tcheca que reflete toda essa discussão científica sobre sua dieta, sua sexualidade e avança em uma crítica à nossa relação com esses animais símbolo e como eles se tornam um produto rentável e acabam perdendo sua dimensão biológica.
Deixo o link e a sugestão. Atenção: apresenta cenas "fortes"!
Panda
Direção: Matus Vizar. Animação. Anim.
Eslováquia, República Tcheca
Sinopse: O mundo muda cada vez mais rápido, e
os humanos ocupam cada vez mais espaço sem pensarem nas conseqüências. Os
pandas se encontram no meio de um jogo,
onde comércio e puro deleite voyeurístico
são postos lado a lado com a necessidade
de preservação.
Ainda não assisti ao vídeo, mas lembrei dessa matéria.
ResponderExcluirhttp://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI190354-17774,00-SALVAR+OS+PANDAS+NAO+VALE+O+ESFORCO.html
Oi Laura,
ResponderExcluirDepois assista ao vídeo que você vai ver que ele dialoga com a matéria.
Muito interessante você mencionar isso. Realmente, as ações de conservação sempre contam com uma espécie que é chamada espécie bandeira. Aquela que é facilmente associada aos esforços de conservar a natureza. No caso dos pandas, o que o texto coloca precisa ser levado em consideração... Embora ele seja uma espécie fofinha, bonitinha e cativante, levando-se em conta os esforços, a tentativa de conservá-lo são muito custosas se pensarmos na grande quantidade de espécies que estão criticamente ameaçadas e que ecologicamente teriam uma importância muito maior.
Parece absurdo dizer que uma espécie é mais importante que outra, não é? Sim... Mas isso só parece absurdo se também levarmos em conta que é absurdo o fato de o ser humano causar o tanto de impacto e destruição que ele causa ao planeta...
Nesse link (http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28190-o-que-e-uma-especie-bandeira/), tem um material sobre as espécies bandeira bem bacana.
Aí fica aberta a discussão que a matéria sugere: os esforços para conservação do panda valem a pena???? Quantas milhares de espécies feias, desengonçadas, venenosas e agressivas não estão em vias de desaparecer e nós nem nos damos conta?